I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
O seminário da Educação Infantil intitulado: I seminário da Educação Infantil: Desafios e Possibilidades, aconteceu entre os dias 20 a 23 de outubro de 2010 , nas dependências da Escola Municipal Agamenon Magalhães, no município de Confresa – MT. O inicio do evento deu-se as 15h30min dia 20.
O evento surgiu do esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação, esporte, lazer e cultura, CEFAPRO, UFMT, Promotoria Pública da Comarca de Porto Alegre do Norte e Escola particulares do município de Confresa – MT. Contou com a presença dos profissionais da Educação que atuam na Educação Infantil, de pais, equipe da SMEELC e do CEFAPRO, representantes do CME, do Conselho de Direito da Criança e do adolescente, membros do Conselho Tutelar e do Comitê do Par.
O objetivo do Seminário foi debater Políticas Púbicas, Proposta Curricular e Metodológica para Educação Infantil na perspectiva de construção do capítulo da Educação Infantil no Plano Municipal de Educação.
Para composição da mesa foram convidados: a professora Marcia ( diretora em exercício da Escola Agamenon), a Secretária de Educação profª Terezinha, profª Maria de Lourdes representando o CEFAPRO, profª Maria do Rosário representando o Conselho Municipal de Educação, profª Lucimeire Lazara como representante do SINTEP, profª Silvia representando a Assessoria Pedagógica – SEDUC, o vereador José Francisco de Assis; a profª Glaucia, tutora do Proinfantil; a profª Carmelita da rede particular, profª Ana Lucia do Proinfantil e a profª Maria Aparecida como representante do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente.
Feito a composição da mesa, o momento foi contagiado com o poema: “ As coisas que a gente fala”, recitado pela profª Edineth (professora formadora - CEFAPRO).
Iniciando as falas a professora Maria do Rosário em nome da Educação infantil agradeceu aos presentes e as instituições que contribuíram para realização do evento, colocando a importância do acontecimento para construção da proposta para a Educação Infantil do município de Confresa – MT. Complementando, a professora Carmelita coloca que as escolas da rede particular são parcerias neste processo tão importante para este segmento. Reforçando a importância do evento, as autoridades da mesa, agradeceram enfocando a contribuição dos profissionais no seminário para traçar as metas do plano da Educação Infantil do município.
A secretária de Educação, profª Terezinha de Jesus Aires, falou sobre a preocupação dos pais com a educação de seus filhos e que o evento foi pensado com a intenção de contar com a colaboração de todos no debate das metas da Educação Infantil para a elaboração do Plano Municipal de Educação, informando que o mesmo será uma proposta para dez anos. Nesse sentido, colocou, que a construção do plano será conjunta e nele será colocado os desafios e desejos para a educação infantil do município.
Como palestrante, o evento contou com a contribuição da professora Sueide Arruda, assessora da Educação Infantil, com os temas: A constituição histórica do Sentimento de infância, e Infância no Campo: direito a uma identidade própria. Fez uma reflexão sobre o processo histórico infantil e questionando sobre a infância e o ser criança e a necessidade da escola perceber isso. Cobrou a participação de todos na educação de Confresa, pois só assim pode se obter uma educação de qualidade. Falou sobre o Fórum da Educação Infantil e Educação do Campo em Sinop – MT onde foi discutido, juntamente com o MEC, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, informando que essa discussão está em nível nacional.
Após apresentação cultural dos profissionais de Educação da Creche Municipal, a professora Sueide continuou abordando que o campo é um espaço de vivência para exploração e que o professor deve ter um olhar diferente para o aluno do campo, levando em consideração o meio em que vive.
Encerrada a palestra da professora Sueide. A Professora Maria do Rosário encaminha as discussões da leitura do texto “Proposta Para Educação Infantil do Campo”, para leitura e sistematização em grupo.
Dando continuidade ao evento as 8h do dia 21, logo após apresentação cultural do colégio Millennium, formou-se a mesa redonda composta pela profª Lucimeire (SINTETP), a profª Terezinha (Secretária Municipal de Educação) e profª Maria do Rosário (CME), para discussão do tema Financiamento da Educação Infantil e valorização do profissional.
A professora Lucimeire abriu o debate sobre a valorização profissional/desafios, fazendo uma breve reflexão dos investimentos do FUNDEB (origem e aplicação), a formação dos profissionais da Educação Infantil e piso salarial. Seguindo com as discussões a professora Terezinha trouxe o tema Financiamento da Educação, refletindo sobre a substituição do FUNDEF para o FUNDEB, os desafios dos recursos da educação com a qualidade e especificidades da educação do município questionando sobre os recursos/impostos do município e a falta de estrutura do mesmo, e ainda, a construção do regime de colaboração entre os sistemas nacionais de educação. Para fechar as discussões da mesa, a professora Maria do Rosário coloca a posição do Conselho Municipal de Educação referente aos investimentos dos recursos da Educação, questionou sobre as estruturas das escolas para atender a Educação Infantil, falou sobre a atuação da câmara da Educação infantil do CME nas discussões desta modalidade que é parte da construção do Plano Municipal de Educação. Abrindo para os debates, houve questionamentos sobre a melhor divulgação da aplicação dos investimentos da Educação, a regularização das empresas da cidade e sobre o valor cobrado (tributo) do repasse. Respondendo as questões colocadas, a Secretária professora Terezinha fala sobre as Audiências Públicas por parte da prefeitura como forma de divulgação dos investimentos e como secretária ela se diz falha nessa divulgação devido a organização da estrutura da Secretaria, esclareceu pontos sobre o rateio colocando que podem estar fazendo um documento no intuito de obterem uma resposta sobre a legalidade do valor cobrado. Em relação as empresas, ela informou que a prefeitura já está cobrando isso e enfocou a necessidade dos consumidores estarem exigindo notas fiscais dos comerciantes.
Em grupo discutiram as metas para a Educação Infantil do Município, onde cada grupo, levantou seus questionamentos e colocou suas observações. Mediante discussão da metas registrou-se as seguintes alterações: Incluir outras IES, além da UNEMAT para dar continuidade da formação superior dos professores de Educação Infantil; autorizar a construção e funcionamento de instituições de educação infantil, públicas e privadas, que atendem aos requisitos infra-estrutura, definidos nas diretrizes nacionais da Educação Infantil; garantir que seja cumprida a legislação quanto a número de alunos, ficando 15 por sala e além do professor ter um monitor.
Seguindo com as discussões formou-se outra mesa com a equipe do Proinfantil falando sobre a Organização curricular por área de conhecimento na Educação infantil. A professora Marli Rocha (Diretora do CEFAPRO), abordou o tema “Educação Infantil – crianças da natureza”, colocando a importância de termos um ambiente agradável para receber os alunos na sala de aula.
Temos que pensar em um PPP, voltado para a realidade da Educação Infantil, com o objetivo de religar as crianças com a natureza, reinventar os caminhos de conhecer e dizer não ao consumismo e o desperdício.
A Professora Formadora de Ciências Humanas do CEFAPRO, Rosirene, aborda o tema: “Relação da criança e o adulto na Educação Infantil”, fala dos pontos negativos que a mídia traz as crianças, as necessidades de ações que contribua com o desenvolvimento da criança sem deixar que absorvam esses pontos negativos, citando o ato de violência, desenvolvendo assim a necessidade de desenvolver na criança a habilidade da cooperação. Enfocando que a maior preocupação é a violência entre o adulto e a criança. A Professora Formadora de Linguagem do CEFAPRO, Edineth França, abordou o tema: “A linguagem e o Direito a Educação na Primeira Infância”. Nesse sentido enfatiza a linguagem e o trabalho Pedagógico e a necessidade de ver as crianças como um universo de cultura. O Professor Raimundo Soares, abordou o tema: “As crianças e o conhecimento matemático”. Experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. Onde coloca que na Educação Infantil pode-se trabalhar a matemática através da ludicidade, como musica, figuras, brincadeiras. Com as mais diversas brincadeiras as crianças na educação infantil aprendem noção e conceitos matemáticos. Também pode-se aprender matemática com objetos mais variados do convívio da criança.
Dado inicio a sistematização do texto: “Propostas curriculares para a Educação Infantil”, os grupos contribuíram com as seguintes observações: Apoio financeiro para ampliar o material pedagógico e equipamento propicio para a Educação Infantil, redimensionamento das turmas/horário adequado sendo diferenciado para o campo, espaço próprio, aquisição de brinquedos, respeito ao meio ao qual a escola está inserida, merenda diferenciada para os alunos da Educação Infantil do campo, banheiros, colchões (considerando o trajeto dos alunos do campo).
A professora Glaucia, tutora do Proinfantil, conceituou o Programa falando dos pressupostos Avaliativos seguindo com as apresentações dos projetos dos cursitas: O choro no Processo de Adaptação na Instituição da Educação Infantil ( Cursista Edna Leonel de Oliveira), Importância da interação social no desenvolvimento de criança ( Cursista Bruna Lorena Borges Oliveira), Adaptação na Instituição de Educação Infantil (Cursista Kleidivania Batista), Adaptação na creche Municipal Prof. Lucinara: crianças de 0 a 3 anos ( Naira Cristina) , O brincar na Ed. Infantil ( Rosicleia Oliveira), A diversidade textual no processo de desenvolvimento da criança na Ed. Infantil (Lilian Vânia), A linguagem do brincar na Ed. Infantil com crianças de 1 ano e meio a dois anos ( Weslene Fernandes), O lúdico (jogos) na Escola Santa Marta com crianças de 4 e 5 anos (Marta), A importância da Alimentação no Processo Ensino Aprendizagem (Maria Conceição Pereira de Sousa), A Música na Educação Infantil (Rute Araujo Guedes), O Lúdico e Aprendizagem (Raymar Coelho Souza).
O evento contou com a contribuição da professora Ms. Vera Lucia da UFMT, discutindo o tema: As especificidades da ação pedagógica com bebês, onde a mesma abordou a identidade profissional e o trabalho docente da Educação infantil, conceituou a Educação Infantil com base em elementos históricos, enfocou a criança como sendo um ser de direito, enfatizou o papel da educação/educador da Educação Infantil e ainda, questionou sobre o compromisso do profissional com sua formação.
Aberto para debates, a professora Lucimeire comenta a questão dos pais colocarem seus filhos na escola particular, esperando que eles sejam alfabetizados, ou seja, que eles aprendam a ler e a escrever na Educação Infantil. Mas sabe-se que na Educação Infantil se aprende através das brincadeiras. A professora Marli comenta a lei que esta tramitando sobre o ingresso de crianças de cinco anos no ensino fundamental, o que é preocupante. A Professora Maria do Rosário, fala que já tem deste ano um parecer que normatiza a matricula de crianças de cinco anos no ensino fundamental, mas essa criança tem que ter cursado a educação infantil, e aqui em Confresa será realizado um estudo com a Câmara da Educação Infantil no CME. A Professora Agenora relata a sua experiência na Educação Infantil Indígena, pois nem sempre eles aceitam essa modalidade. A Professora Sueide pede a Professora Vera para ela relatar mais sobre a águia e a galinha, e que os professores da educação infantil possam continuar tendo um novo olhar para esse ensino. A Professora Vera comenta que as professoras têm que estar sempre em busca de novos olhares, visão de águia, nunca desistir de seus objetivos.
Houve um sorteio de 12 camisetas que foram personalizadas e doadas pela Aripel, seguiu-se com apresentações da Escola Pau Brasil.
O evento continuou, tendo como palestrante a professora Terezinha, Secretária Municipal de Educação dando encaminhamentos para o Fórum da Educação Infantil. Nesse sentido a Secretária explicou o que é e qual o objetivo do Fórum da Educação Infantil. Falou da importância das instituições, órgãos ou entidades tomarem a iniciativa de articular o Fórum estadual, regional Fórum estadual, regional ou municipal. Enfocou os representes para a criação e constituição do Fórum Municipal de Educação Infantil de Confresa – MT, sendo: Um representante da Secretaria Municipal de Educação; um representante do SINTEP; dois representantes para a Creche Municipal, o Centro de Educação Infantil, Escolas Particulares, Escola Municipal Urbana e do Campo, sendo um profissional e um pai; um representante do CEFAPRO, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho de Direito ou Conselho Tutelar e um representante da Câmara de vereadores. Dado inicio a votação para escolha dos representantes, cada segmento foi composto por um titular e um suplente. A coordenadoria executiva do Fórum ficou da seguinte forma: Coordenadora, Profª Sueide Arruda; vice, Raimundo Soares; 1º secretária, Lucimeire Lázara; secretária Adjunta, profª Lucimar; e assessoras tecnológicas, professora Margarete Aparecida e professora Gislene. A coordenadora escolhida falou da responsabilidade e desafio para cada um na realização do Fórum.
Aberto a discussão do tema: Os direitos da Criança e do Adolescente, tendo como palestrante o Promotor de Justiça da Comarca de Porto Alegre do Norte, Leonardo Moraes. Assim, iniciou sua fala conceituando a criança e o adolescente segundo a justiça (ECA), fazendo um breve histórico do Estatuto da Criança e do Adolescente e seus objetivos. Informa o papel e responsabilidade do professor em estar observando seu aluno na intenção de identificar alguma situação de risco. Falou das agressões partindo do aluno para o professor e as punições cabíveis, enfatizando a necessidade do registro/relatório para melhores averiguações. Tomar providências caso perceba uma desestruturação familiar para que não ocorra o encaminhamento apenas da criança ao psicólogo e/ou ao Conselho Tutelar. Ao ser questionado sobre a implantação da nova Legislação (emenda 059/2009) ele colocou que acredita primeiramente na necessidade de conscientização com palestras, debates com a comunidade para que os mesmos possam entender as mudanças. Distinguiu o ato infracional da criança e do adolescente: de 0 a 5 anos de idade, será aplicado uma proteção com acompanhamento do Conselho Tutelar e Psicólogo; aos de 12 a 18 anos, é aplicado uma medida socioeducativa com internação. Ressaltou que uma das funções do Ministério Público é a proteção da criança e do adolescente fiscalizando se os direitos delas estão sendo resguardados, por fim falou da relação do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, conselho Tutelar e Ministério Público, enfatizando a função de cada um.
Texto da equipe da SMEEL.
FOTOS: MARGARETE BONORA
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