PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ANTÔNIO ALVES DIAS, NA VILA JACARÉ VALENTE EM CONFRESA/MT.
AÇÕES QUE DESENVOLVO NO PROGRAMA DO ENEMP ( ESCRAVO NEM PENSAR).
“Comunicação na Escola como Meio de Erradicar o Trabalho Escravo e Degradante”
No dia 28 de abril de 2011, aconteceu o lançamento do projeto na comunidade local, tendo como tema “Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo” na Escola Estadual Antônio Alves Dias na Vila Jacaré Valente no Município de Confresa/MT. O presente projeto foi contemplado com um financiamento da ONG REPÓRTER BRASIL após enviarmos para a ONG o mesmo. O objetivo principal desse projeto é: Promover a discussão dos direitos humanos na tentativa de erradicar o trabalho escravo e degradante na Comunidade Escolar Antonio Alves Dias.
O evento aconteceu na Vila Jacaré Valente, a partir das 15:00 horas com a presença maciça da comunidade escolar e local, a presença da assessora pedagógica de Confresa; Evany, o Secretário de Educação de Confresa: Márcio, a professora formadora do CEFAPRO de Confresa Margarete Bonora parceira e colaboradora neste projeto. A diretora da escola Estadual Jaqueline e a coordenadora profª Alessandra fizeram a abertura do evento demonstrando como esse projeto “Comunicação na Escola como Meio de Erradicar o Trabalho Escravo e Degradante” surgiu e sua trajetória até então. Falou da relevância do mesmo para a comunidade local e as ações que serão desenvolvidas no decorrer do projeto. A coordenadora pedagógica Alessandra fez alguns agradecimentos aos parceiros e colaboradores do projeto, dizendo que só com as parcerias conseguiremos chegar ao objetivo e o apoio da comunidade é fundamental para que isso aconteça.
Apresentações culturais fizeram parte do evento dando abertura o grupo “ATITUDE COM ARTE” fez uma apresentação de capoeira e se colocou também como colaboradora do projeto; a professora formadora do CEFAPRO Margarete Bonora, ministrou uma palestra com o tema: Trabalho Escravo Contemporâneo , na qual esclareceu para os presentes muitos aspectos em relação ao trabalho escravo e degradante, como isso ocorre, quais os fatores de risco para o trabalhador, como prevenir desse mal, o que o código penal fala sobre, contou também com a participação da professora Após a palestra tivemos a participação especial de um morador da comunidade que fez uma apresentação de um “CORDEL” , os alunos desenvolveram atividades de teatro, dramatizações de situações de risco, músicas, concurso de desenhos para serem pintados em camisetas. Todas essas ações sempre dentro do objetivo do projeto da erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo. O projeto apenas começou temos muitas ações interessantes a serem realizadas e todas dentro das áreas de conhecimento procurando assim a interdisciplinaridade no desenvolvimento das ações.
Agradecemos a presença de todos e o apoio da comunidade em geral.
"CAROS COLEGAS COM TUDO ISSO FAÇO AQUI UM APELO PARA QUE JUNTOS POSSAMOS COMBATER ESSE TIPO DE TRABALHO ESCRAVO E DEGRADANTE!
SOU A FAVOR DA JUSTIÇA SOCIAL E A QUALIDADE DE VIDA DE TODOS OS SERES HUMANOS.
ACREDITO NESSE PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO POR ISSO LEVANTO ESSA BANDEIRA PARA JUNTOS CHEGARMOS A TÃO SONHADA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.
QUANDO VI AQUELES ALUNOS TODOS ENTUSIASMADOS COM O PROJETO QUE APENAS COMEÇOU, QUANDO MINISTREI MINHA PALESTRA SOBRE TRABALHO ESCRAVO COMTEMPORÂNEO E OLHEI
PARA PLATEÍA PERCEBI ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, DOS JOVENS ENFIM, DE TODOS OS PRESENTES, NAQUELE MOMENTO ME DEI CONTA DO TAMANHO DA RESPONSABILIDADE QUE TEMOS COMO EDUCADORES COM ESSA SOCIEDADE EM PROPAGAR E TRABALHAR NESSAS CAUSAS QUE SÃO CRUCIAIS PARA NOSSAS VIDAS. ( Margarete Bonora).
Nenhum comentário:
Postar um comentário